ARTIGO – CELSO NISKIER
ABMES Blog – 13/04/20

A capacidade de adaptação a novas situações, ainda que adversas, é uma característica marcante entre os brasileiros, sobretudo, para as novas gerações. Ter esse atributo em seu DNA significa dizer que é comum a nós não ficar tentando resistir às mudanças, pelo contrário, saber abraçá-las, ter uma postura otimista e ser resiliente. E foi isso o que identificamos nos estudantes que cursam ensino superior particular no Brasil, diante da pandemia do novo
coronavírus (Covid-19).

Levantamento da empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, divulgado em pareceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mostra que 94% dos alunos que cursam ensino superior presencial em instituições particulares pretendem dar continuidade aos estudos, independentemente dos impactos do novo vírus no país. O estudo mostrou ainda que, embora estejam bastante preocupados com a situação, nossos estudantes não querem interromper seus sonhos e objetivos de vida. Ou seja, pretendem fazer do limão uma limonada.