A FARESI surgiu como resposta a uma demanda de Conceição do Coité e toda a Região Sisaleira, a fim de ofertar educação superior de qualidade, voltada ao debate ampliado das políticas públicas, do desenvolvimento econômico, da inclusão social, da sustentabilidade ambiental e de todas as particularidades cruciais no delineamento do destino deste território e sua gente.

Estendendo o olhar ao horizonte, compreendendo a FARESI num contexto de cidade do interior baiano, sertão nordestino, outra inflexão importante se impõe. Diz respeito à posição que a região Nordeste, em especial o território delimitado como semiárido, passa a assumir na agenda do Brasil. Nunca é demais lembrar o caráter assimétrico do desenvolvimento brasileiro, que ajudou a produzir fortes distorções regionais, colocando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste muito aquém do Centro-Sul brasileiro, quando verificados indicadores sociais, econômicos e político.

Nesse contexto, a FARESI – se propõe a ser uma instituição promotora do desenvolvimento regional, estando em consonância com o projeto regional e nacional de desenvolvimento social, econômico e político. Os cursos de graduação e pós-graduação (latu sensu) têm suas respectivas ênfases de formação voltadas às necessidades regionais e locais, projetando o perfil do egresso como alvo da formação de atores sociais, econômicos e políticos que respondam às necessidades da região.

Missão

Construir de forma gradativa o conhecimento para aquisição de competências e habilidades necessárias à formação plena de um profissional com elevado potencial de inclusão no mercado de trabalho que seja ético, empreendedor, crítico e socialmente responsável.

Objetivos

Considerando sua missão a Faculdade da Região Sisaleira tem por objetivo com seus cursos de graduação e pós-graduação:

  • Criar cursos que atendam a demanda de necessidades mercadológicas e sociais, para que tenhamos um egresso mais bem acolhido;
  • Formar cidadãos éticos que em seu desempenho profissional partilhem suas condutas com valores de liberdade, solidariedade e justiça;
  • Estimular o desenvolvimento do espirito científico proporcionando aos estudantes, atividades de Iniciação Científica voltadas a construir respostas direcionadas às demandas regionais;
  • Proporcionar aos estudantes o contato direto com a realidade através de sua área de formação à comunidade com a promoção da extensão aberta e participação da população;
  • Capacitar profissionais, em cursos e programas de pós-graduação, para a realização de atividades específica;
  • Participar e criar processos que preservem a memoria cultural da cidade de Conceição do Coité e Região Sisaleira;
  • Construir intercâmbio com instituições com gêneros nacionais e internacionais;
  • Proporcionar a qualificação permanente a serviço do corpo docente e administrativo, visando à manutenção e melhora continua da qualidade acadêmica;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado e simultaneamente prestar serviços especializados a comunidade estabelecendo uma relação de reciprocidade.

Princípios

A contribuição da Faculdade da Região Sisaleira para a formação Integral do ser humano pressupõe o respeito ao indivíduo, as suas características, a cultura e necessidades, resgatando sua consciência reflexiva e com espiração ao valor transcendente, capaz de superar-se, compreendendo a sua importância no coletivo. A FARESI buscará construir de forma gradativa o conhecimento para a aquisição de competências e habilidades necessárias á formação plena de um profissional com elevado potencial de inclusão no mercado de trabalho que seja ético, crítico, empreendedor e socialmente responsável.

O processo de educação superior tem a responsabilidade na formação do cidadão capaz de transformar o país em busca de mais justiça social, igualdade e pleno desenvolvimento econômico, e que por meio do projeto politico pedagógico institucional, a Faculdade norteará suas práticas e visualizará seus valores socioculturais. Os corpos discentes, docente e técnico-administrativo defenderão a solidariedade, a ética a igualdade social, o reconhecimento das diferenças, a liberdade e o respeito à natureza. Desta forma outras forças representativas da vida política e social do município somarão os esforços aderindo de forma decisiva ao processo, o que concorreu de vez para a viabilização concreta desse projeto bem como a sua funcional existência. Tais forças tinham como objetivo pugnar pela ampliação da oferta educacional além do ensino médio na Região Sisaleira e assim o fizeram. Tanto que, tão logo a mantenedora estabeleceu seus primeiros contatos com o poder público e com as forças representativas da comunidade o interesse das mesmas ao projeto foi incontestável, inclusive na definição dos cursos sugeridos no plano de desenvolvimento institucional. Porém buscando entrelaçar os três pilares que define uma Instituição de Ensino Superior – Ensino, Pesquisa e Extensão, nos propomos a entender o novo desafio contemporâneo – O Empreendedorismo, em sintonia com as transformações atuais, principalmente porque a era da globalização traz mudanças que atingem todo o planeta e que por certo devem ser consideradas.

Por todo o exposto, entendemos a Faculdade da Região Sisaleira como uma Instituição, compromissada com a visão caracterizada pelo conhecimento do cenário e tendência sócio-econômico-cultural da Região Sisaleira e do Estado da Bahia, desvelando e prevendo pela analise crítica o ambiente futuro, em que a faculdade se situará.

A Faculdade da Região Sisaleira, insere-se na realidade da região Sisaleira, comprometendo-se a contribuir para desenvolvimento socioeconômicos da região. A FARESI planeja criar, no seu primeiro quinquênio 350 empregos diretos e cerca de 400 indiretos. Dos 300 empregos diretos, no mínimo, 180 serão destinados aos portadores de diploma de nível superior, 60 para concluinte do ensino médio ou tecnológico e 60 com o ensino fundamental completo e 50 para as pessoas com o ensino fundamental incompleto.

Valores

COMPROMISSO COM A QUALIDADE: Aperfeiçoamento contínuo. Entendemos que a excelência não é um lugar acabado em si mesmo, mas algo que se busca constantemente no nosso fazer.

RESPONSABILIDADE SOCIAL: Reverter para a sociedade tudo que Deus nos confiou. Inclui entregar o nosso melhor através de ações positivas que melhoram a vida das pessoas e a coletividade.

ÉTICA: Honrar com a verdade e a confidencialidade, primando pela integridade nas ações e decisões que impactam à vida e a sociedade no curto e longo prazo.

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS: Cada pessoa é única. Valorizamos a individualidade na construção de uma sociedade mais humana, respeitosa e inclusiva.

PROATIVIDADE: Tomar iniciativa para resolução de problemas de forma antecipada e realizar atividades com empenho, dedicação e entusiasmo.

A Faculdade terá por princípios:

  1. Ampla comunicação das informações inerentes aos processos associados à
    Instituição, priorizando a clareza e a transparência das informações;
  2. A busca da excelência;
  3. A ética como referencia e pratica institucional;
  4. O processo de construção do conhecimento como um continuo;
  5. A qualidade, como objetivo e ação prática associada a todos os processos
    organizacionais.

Sabendo do seu papel como instituição de ensino superior para o crescimento social e econômico local, regional e nacional, a Faculdade da Região Sisaleira define os seguintes valores institucionais para as ações e decisões institucionais no que diz respeito a sua proposta politica pedagógica para a formação de seus egressos.

  • Qualidade;
  • Ética;
  • Compromisso e responsabilidade social;
  • Transparência;
  • Humanismo;
  • Respeito ao próximo

Instituição Mantenedora

Grupo MC de Educação e Assessoria LTDA.
End. Rua Dr. Sabino Silva, nº 71, Bairro Centro.
CEP. 44.001-284.
Feira de Santana-Bahia.
CNPJ. Nº 13.761.722/0001-00.

Mantenedores

  • David Macedo;
  • Janaína Calazans.

Direção Executiva

Karina Steffen Bemfica

Direção Acadêmica

Adna Reale