FIES 2020
Jornal Nacional – 06/10/20

Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (6) inscrições para vagas do Fies que não foram preenchidas ao longo de 2020. A Bruna adora animais e quer fazer medicina veterinária para ajudar a tratar os bichinhos abandonados. Mas ela não tem condições de pagar uma faculdade particular. Vai aproveitar as notas do Enem que fez em 2014 para tentar conseguir o Fies e entrar na faculdade.“Fica muito puxado para a gente nessa situação de pandemia, redução salarial. Até a gente se restabelecer, não vai ser agora. A minha intenção é financiar o máximo que eu conseguir e realizar o sonho”, conta Bruna Catarina Moreira, pedagoga. Desde 2015 o governo não financia 100% da mensalidade no Fies para alguns cursos que tem a mensalidade mais alta.

Desde 2015 o governo não financia 100% da mensalidade no Fies para alguns cursos que tem a mensalidade mais alta. De acordo com o Ministério da Educação, o aluno mais carente não paga juros e, para os outros, tem uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar. “O aluno precisa de arcar com a diferença entre a mensalidade e o valor financiado, e muitas vezes o aluno não tem condições para isso”, explica Sólon Caldas, diretor da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior.