Curso: Direito
Docente orientadora: Raianna de Araújo Costa

O Projeto intitulado “Educação Para a Democracia” se propõe a imergir na sociedade apresentando direitos fundamentais e ideais de cidadania para crianças e adolescentes, mostrando a estes que eles são pessoas de direito e devem integrar a sociedade participando dela, seja através do voto ou como meio de transformação social. É de extrema importância demonstrar e explicar a existência dos 03 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), apresentando a esses novos – e futuros – cidadãos, quais são os propósitos destas funções dos poderes e como eles podem participar do processo democrático. O projeto carrega, então, relevância e significado à comunidade acadêmica e à sociedade, além de grande valor científico, social, extensionista.

OBJETIVOS E FINALIDADES

1. Criar no acadêmico e futuro profissional do Direito a capacidade de expor, de maneira didática e simplificada, quais os direitos fundamentais e básicos do cidadão, demonstrando a necessidade de envolvimento de toda a população no processo democrático.
  2. Fortalecer a democracia através da educação e demonstrar a relevância das instituições democráticas, além de popularizar os direitos básicos dos brasileiros.
  3. Possibilitar o aprofundamento do estudo do Direito Constitucional e dos Direitos Humanos no ambiente acadêmico e fora dele, e ainda, construir nos discentes a habilidade de expor ideias e resultados de pesquisas à pessoas que não são do meio acadêmico, desenvolvendo a habilidade de comunicação e expressão sobre temas de grande relevância