DOCENTE RESPONSÁVEL: Rodrigo Lima

APRESENTAÇÃO

O Escritório de Engenharia Pública da FARESI – EPF, tem o objetivo de trazer melhorias para a comunidade Coiteense e cidades circunvizinhas através do aumento da eficiência, regularidade e segurança das habitações populares e equipamentos urbanos comunitários.

Serão promovidas ações de regularização imobiliária, cadastros arquitetônicos, fornecimentos de projetos complementares, emissão de laudos e pareceres técnicos e melhoria da produtividade, layout e eficiência de pequenos produtores e empresários da região.

Além disso, serão promovidas soluções para o saneamento básico do município, contribuindo para a implantação do plano de saneamento básico. Também serão ministrados cursos de capacitação em áreas da construção civil para trabalhadores locais.

Os profissionais egressos em engenharia pela FARESI contarão com uma formação versátil e polivalente, possibilitando a sua atuação em diversas áreas do mercado de trabalho, a exemplo de industrias, construtoras, escritórios, serviço público e outros.

Para alcançar esse objetivo, é necessário que os estudantes tenho contato, além das aulas teóricas e práticas, com todos os estágios da atuação profissional, desde o desenvolvimento de atividades técnicas, até a gestão de equipes e relações sociais.

Um escritório de engenharia pública possibilitará o contato dos estudantes com todas essas áreas, além de trazer melhorias para a comunidade Coiteense e cidades circunvizinhas através do aumento da eficiência, regularidade e segurança das habitações populares e equipamentos urbanos comunitários.

OBJETIVO GERAL

Promover melhorias para a comunidade Coiteense e cidades circunvizinhas através do aumento da eficiência, regularidade e segurança das habitações populares e equipamentos urbanos comunitários;

Fornecer capacitação técnica nas áreas de construção civil e industrial;
Garantir o aumento da eficiência de produção de pequenos empresários e produtores da região;
Promover e divulgar campanhas educativas de cunho ambiental, técnico e social em comunidades carentes da região.

JUSTIFICATIVA

O território do sisal, localizado no semiárido da Bahia, abrange vinte municípios: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, Quijingue, Nordestina, Santaluz, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. No município de Conceição do Coité está sediada a Faculdade da Região Sisaleira – FARESI.

Com o objetivo de promover o bem estar da população dos municípios da região sisaleira, em especial as cidades circunvizinhas à Coité, a FARESI relaciona as experiências práticas dos seus cursos de graduação através de atividades extensionistas que extrapolem os muros da faculdade e promovam a melhoria da vida da população nas áreas da saúde, social, infraestrutura e ambiental.

Algumas comunidades nestes municípios apresentam problemas relacionados à drenagem superficial, falta de tratamento dos efluentes domésticos, irregularidades relacionadas ao registro de imóveis, problemas estruturais e arquitetônicos das habitações, entre outros. Portanto, uma intervenção da FARESI através dos cursos de engenharia é uma ação necessária nestas comunidades.

Para muitos dos pequenos produtores e empresários da, a otimização dos sistemas produtivos, layout, logística, entre outros, são conceitos desconhecidos e carecem de uma atenção para a implantação.
Fornecimento de projetos, intervenção fabril, cadastros imobiliários, laudos e parecer técnicos, ministração de cursos de capacitação e campanhas educativas em convênio com os municípios são algumas das ações que vão estreitar a relação da FARESI com as comunidades carentes da região sisaleira através deste projeto.