DOCENTE RESPONSÁVEL: Clebson dos Santos Mota

APRESENTAÇÃO

O Projeto de Extensão FARESI em movimento trata do fomento e supervisão da prática de atividades físicas, esportivas e exercícios físicos regulares na comunidade, bem como da difusão do conhecimento científico que relaciona a prática de atividades físicas, esportivas e exercícios físicos regulares com os benefícios à saúde, pela prevenção de males decorrentes do estilo de vida sedentário e melhoria da qualidade de vida. Estudos têm ressaltado a forte relação entre o baixo nível de atividade física e o aparecimento de doenças. Assim, este projeto tem como objetivo promover um espaço para a prática de atividades físicas, esportivas e exercícios físicos regulares para a comunidade, associado a ações educativas relativas à promoção da saúde. As intervenções serão realizadas no Complexo Esportivo de Conceição do Coité – Bahia, onde o grupo de trabalho (professores e discentes do curso de Bacharelado e Educação Física) desenvolverá ações, tais como: avaliação de condições de saúde relativas à prática de exercícios físicos, avaliação da aptidão física, avaliação de aptidão esportiva e a prescrição e acompanhamento do treinamento com exercícios funcionais, preparação esportiva, caminhada, corrida, ginástica, dança, entre outros. Além disso, através de campanhas de educação em saúde, serão difundidas, na comunidade externa e acadêmica, informações sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas para a saúde e sobre estratégias a serem adotadas para garantir a prática autônoma e segura de exercícios físicos.

OBJETIVO GERAL

Promover espaço de produção do conhecimento a partir de dados da realidade, bem como possibilitar, a partir de formação de grupos da comunidade Coiteense, a prática regular de atividade física e esportiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover um espaço para a prática de atividades físicas, esportivas e exercícios físicos regulares;
  • Realizar ações educativas relativas à prática regular de atividades físicas, esportivas e exercícios físicos;
  • Criar grupos de prática de exercícios físicos supervisionados;
  • Contribuir para a mudança de comportamento da comunidade em relação à atividade física, favorecendo a adesão à prática de exercícios;
  • Ofertar à comunidade atividades gratuitas para melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde; Aproximar a vivência da intervenção em Educação Física para os discentes do curso de bacharelado em Educação Física da FARESI no que diz respeito à prescrição e supervisão da prática de exercícios físicos e da avaliação dos componentes da aptidão física adaptações fisiológicas decorrentes da prática de atividades físicas e exercícios físicos, a comunidade.

JUSTIFICATIVA

A realização de atividades físicas e práticas corporais são necessárias para a prevenção de doenças, melhora da qualidade de vida e promoção da saúde, como já comprovado em diversos estudos. Porém, sabemos que muitas pessoas não praticam essas atividades por diversos motivos – dentre eles: motivação, espaço adequado, financeiro e acompanhamento profissional.

A área de atuação da saúde na Educação Física possibilita essa prática com acompanhamento de forma gratuita, seja através da saúde pública (SUS) ou parceria de empresas privadas. No entanto, nem toda a população tem conhecimento ou acesso a esses programas e fazem as atividades sem acompanhamento com risco de lesões e acidentes. Na atualidade, por fatores diversos, a população está sem realizar atividade física regular, com isso, o nível de sedentarismo aumenta, consequentemente, a saúde fica fragilizada. Compreendendo a necessidade da população se exercitar com orientação profissional, além de participar de um projeto com orientação de profissionais de forma gratuita, surge a ideia de nos disponibilizarmos através do Projeto Faresi em Movimento atendendo a população coiteense no Complexo Esportivo de Conceição do Coité.