DOCENTE RESPONSÁVEL: Aderilson Anunciação de Oliveira

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um projeto de extensão no âmbito do ensino da promoção de saúde por meio de Grupo Operativo voltado a comunidade escolar buscando intervenções numa perspectiva vertical (assinala tudo aquilo que diz respeito a cada indivíduo do grupo) e horizontal (refere-se as demandas do grupo de modo geral). O Grupo Operativo irá ocorrer no Colégio Polivalente de Conceição do Coité. O projeto será orientado por um psicólogo escolar e contará com a participação de seis alunos do curso de psicologia. O projeto tem como objetivo contribuir com a formação e aperfeiçoamento destes estudantes, preparando-os para atuar com a comunidade escolar por meio do viés da Psicologia Escolar Crítica, por outro lado, tal projeto visa a promoção de saúde mental para membros da comunidade escolar que tenha sido diagnóstico com algum transtorno que afete o processo de ensino-aprendizagem.

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação e aperfeiçoamento dos estudantes de Psicologia, preparando-os para atuar junto à comunidade escolar utilizando as estratégias dos Grupos Operativos em Psicologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Promover um espaço de acolhimento das demandas emocionais da comunidade escolar;
  • Colaborar no desenvolvimento de estratégias assertivas para o fortalecimento da inteligência emocional dos membros do grupo;
  • Fomentar multiplicadores para a propagação de intervenções no contexto escolar visando a promoção de saúde mental.

JUSTIFICATIVA

O retorno das aulas presenciais diante da pandemia da Covid-19 traz para as escolas um desafio antigo que foi ampliando com a atual conjuntura: a urgência no cuidado da saúde mental dos agentes da comunidade escolar, em especial os alunos. É comum que essa comunidade apresente crises de “ansiedade, sensação de não pertencimento, decepção e luto são comuns neste contexto” (UNICEF, 2022).

Neste sentido, a pertença dessa comunidade a um Grupo Operativo pode colaborar para que não se percebam sozinhos, além deste espaço ser um lugar de promoção de acolhimento, cuidado de si e do outro. É fundamental que o Grupo Operativo seja um lugar de escuta qualificada, sem julgamento e, quando necessário, faça encaminhamentos para serviços psicossociais.

Outro aspecto fundamental que precise ser demarcado é que a escola que irá receber o Grupo Operativo está no momento de posvenção. Tendo em vista que no mês de junho ocorreu um caso de suicídio de uma aluna da instituição. Portanto, o Grupo Operativo pode ser percebido como um espaço de prevenção para que outros eventos de tentativas aconteçam, favorecendo, deste modo, para a evitação do efeito Werther (MORETTO, 2017).