DOCENTE RESPONSÁVEL: Walléria Carolline Silva Oliveira Matias
APRESENTAÇÃO
O atendimento pré-hospitalar, seja móvel, seja fixo, tem como premissa o fato de que, dependendo do suporte imediato oferecido à vítima, lesões e traumas, podem ser tratados sem gerar sequelas significativas.
Um dos fatores críticos que interfere no prognóstico das vítimas de trauma é o tempo gasto até que o tratamento definitivo possa ser efetivado. A necessidade de agilidade do atendimento deve-se ao fato de que as primeiras horas pós-evento traumático, têm sido apontadas como o período de maior índice de mortalidade.
OBJETIVO GERAL
Capacitar professores e alunos no que se refere ao atendimento de primeiros socorros, que podem acontecer no ambiente escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Educar professores e alunos sobre as principais técnicas de primeiros socorros;
- Reduzir o número de sequelas nos acidentes;
- Proporcionar à vítima um primeiro atendimento de qualidade até a espera do socorro especializado;
- Promover educação em saúde e uma ação reflexiva e crítica aos docentes e alunos.
JUSTIFICATIVA
Se o engajamento da população é fator importante para a diminuição dos acidentes, pode-se considerar que a participação da comunidade escolar nessa tarefa se reveste da maior importância.
A participação da escola é fundamental, no sentido de trazer essa questão de forma interdisciplinar e contextualizada. Isso será possível na medida em que os professores desenvolvam uma consciência prevencionista acerca dos primeiros socorros e sensibilizem-se quanto à importância de discutir e inserir essa temática com as crianças pertencentes às séries iniciais.
Para auxiliar os professores nesse contexto, o projeto tem como um de seus objetivos capacitar os professores e posteriormente os alunos no que se refere ao atendimento de primeiros socorros.