DOCENTE RESPONSÁVEL: Fernanda Mota

APRESENTAÇÃO

O projeto “Saúde da Mulher” é um projeto de extensão da Faculdade da Região Sisaleira, que tem como público-alvo a comunidade da Pampulha, em Conceição do Coité, em especial ao público feminino, visando aspectos preventivos e que promovam saúde nessa população.

A promoção da saúde é uma responsabilidade comum a todos os setores da sociedade, e se viabiliza através da capacitação dos indivíduos e das comunidades, com o objetivo de aumentar através de esforços intersetoriais a saúde e o bem estar geral. A prevenção de saúde visa diminuir a probabilidade de ocorrência de uma doença ou enfermidade específica (ALMEIDA, 2005).

No tripé universitário, de ensino, pesquisa e extensão, a extensão de acordo com Souza e Pereira (2015) é uma dimensão que estrutura o processo de formação acadêmica em diálogo com a comunidade em geral, proporcionando um elo entre a Faculdade e sociedade.

O Projeto de Extensão “Saúde da Mulher” visa estabelecer este elo entre a Faculdade e sociedade no âmbito do conhecimento das ciências da saúde, tendo como seu público alvo as mulheres da Comunidade da Pampulha de Conceição do Coité-BA, que contarão com o projeto para o apoio, empoderamento, esclarecimento e informação acerca de temas estratégicos e de relevância para a saúde feminina.

OBJETIVO GERAL

Atuar na construção de um maior auto-cuidado, engajamento e empoderamento dessa população acerca de sua saúde, respeitando a diversidade cultural, sexual, ética e religiosa dessas mulheres.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Proporcionar a população atendida uma melhor qualidade de vida;
  • Desenvolver a promoção à saúde da mulher e prevenção do surgimento de câncer do colo uterino;
  • Identificar os fatores de risco frente às principais Infecções Sexualmente Transmissíveis.

JUSTIFICATIVA

O câncer de colo do útero representa um grave problema de saúde entre a população feminina em todo o mundo, sendo responsável por grande número de óbitos (SÃO PAULO, 2004).

No Brasil, estima-se que o câncer do colo do útero seja a terceira neoplasia maligna mais comum e a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres (BRASIL, 2006), e atinge com mais frequência mulheres entre 30 e 45 anos de idade, porém pode ocorrer mais precocemente, sendo vários os fatores de risco (SMELTZER e BARE, 2002).

Dentre todos os tipos de câncer, este apresenta altas possibilidades de prevenção e cura, principalmente quando diagnosticado precocemente. O câncer do colo do útero é uma doença crônica, levando, em média, 14 anos para sua evolução total. Inicia-se com alterações mínimas nas células, surge um tumor localizado chamado carcinoma in situ. Este câncer desenvolve-se por mais seis anos, invadindo a mucosa do útero, quando recebe o nome de carcinoma invasor.

Após 14 anos das primeiras alterações celulares, o câncer atinge a forma mais grave, com o aparecimento de metástase, espalhando-se, assim, por outras regiões do corpo (BRASIL, 2002). Por meio da promoção da saúde (promoção primária) e detecção precoce das lesões precursoras (exame Papanicolau), é possível reduzir a mortalidade e incidência (BRASIL, 2005).

A Enfermagem tem papel fundamental na prevenção do câncer do colo uterino, identificando as populações de alto risco, desenvolvendo ações de planejamento, controle e supervisão de programas de educação e prevenção, contribuindo para um diagnóstico precoce da doença.