DOCENTE RESPONSÁVEL: Rafael Lima Bispo

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um projeto de extensão, no âmbito da promoção e prevenção da saúde mental, com foco no álcool e outras drogas no município de Conceição do Coité-BA. O projeto será orientado por profissional da Psicologia e contará com a participação de 10 (dez) discentes do curso de Bacharelado em Psicologia. Ele tem como objetivo contribuir com a formação e aperfeiçoamento desses estudantes, preparando-os para atuar com o processo de drogatição, bem como a sua prevenção. Por outro lado, tal projeto visa a integralidade do acesso ao contexto de saúde mental, buscando dirimir o adoecimento em torno dos processos de uso e abuso de álcool e outras drogas.

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação e aperfeiçoamento dos discentes do curso de Bacharelado em Psicologia, preparando-os para atuar, promover e prevenir a saúde mental no âmbito do uso e abuso de álcool e outras drogas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver grupos terapêuticos com foco no uso e abuso de álcool e outras drogas;
  • Inserir a prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas em âmbitos sensíveis como a escola.
  • Ampliar o acesso de sujeitos que estejam em vulnerabilidade no âmbito da saúde mental.

JUSTIFICATIVA

A saúde mental vem sendo debatida de maneira árdua nos últimos anos. Com isso, nota-se um avançar na sociedade, contudo, se observa o adoecimento psicológico e o déficit de saúde mental que permeia a realidade social. No âmbito do uso e abuso de álcool e outras drogas, percebe-se ainda um aprofundamento do cenário com o acesso cada vez mais fácil aos agentes que levam a este local.

Assim, a escolha da temática do projeto justifica-se pela necessidade de se desenvolver e construir possibilidades de intervenção e prevenção no âmbito primário, secundário e terciário no cenário da saúde mental, possibilitando a ampliação de estratégias que possibilitem a diminuição e o afastamento do adoecimento de sujeitos em vulnerabilidade.

Dada a necessidade de se perceber e entender com antecedência a influência desse fenômeno no âmbito do adoecimento, a utilização de um projeto que vise a sua prevenção, estendendo-se a espaços de grande afetação como escolas e públicos que estejam suscetíveis a utilização precoce, é de extrema importância e relevância para a ampliação do cenário da saúde mental na região sisaleira.