Com o tema “Por um cuidado humanizado e em liberdade”, o curso de Psicologia da Faculdade da Região Sisaleira promoveu um debate sobre a Luta Antimanicomial. O evento foi realizado no auditório da IES em Conceição do Coité no sábado (19/05).  Alunos e professores se reuniram com militantes e profissionais da área para discutirem questões éticas e técnicas no âmbito do tratamento a pacientes de sofrimento mental.

O encontro teve como principal objetivo sensibilizar os acadêmicos para a importância do posicionamento ético na luta por um acompanhamento humanizado, fazendo parte dos esforços da FARESI de aliar o debate em âmbito acadêmico às demandas da comunidade.

Para a coordenadora do Curso de Psicologia Amanda Boaventura, “a luta antimanicomial vem nos relembrar que, como todo cidadão, pessoas em sofrimento psíquico têm o direito fundamental à liberdade, recebendo cuidados sem abrir mão do seu lugar na sociedade e no convívio familiar”.

Em sua avaliação, Amanda Boaventura destacou o sucesso da atividade: “Os alunos de Psicologia dedicaram-se fortemente à realização deste encontro e os convidados de forma multiprofissional puderam compartilhar suas experiências e o seu papel nesta luta, que é constante”. Ainda segunda ela, os palestrantes elogiaram a iniciativa do curso ao promover o debate sobre a temática.