No último sábado, dia 20/04, ocorreu o minicurso intitulado “Elaboração de ferramentas educativas de microscopia para estudantes com baixa visão, sob o olhar de quem precisa”, ministrado pela Dra. Rita Terezinha de Oliveira Carneiro, docente dos cursos de saúde na FARESI, e pela estudante de Fisioterapia Maria Júlia Almeida de Azevedo. Este evento foi parte das atividades do Congresso Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (CONPEPE). A relevância dessa iniciativa reside em sua natureza inclusiva, destacando o envolvimento e protagonismo da estudante Maria Júlia, que é portadora de baixa visão, uma condição que compromete a funcionalidade dos olhos, dificultando a realização de atividades cotidianas.

O minicurso é resultado de uma atividade realizada em sala de aula no semestre 2023.1 com as turmas de calouros dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia, turma da qual Maria Júlia fazia parte. Durante essa atividade, os estudantes criaram maquetes e áudios descritivos dos tecidos observados ao microscópio durante as práticas da disciplina Histologia e Embriologia.

Após o término do minicurso, os participantes criaram um grupo no WhatsApp para trocar experiências e formar parcerias em futuros trabalhos relacionados a essa temática.