O programa de Observatório Jurídico de Violência Contra a Mulher está em ação na cidade de Conceição do Coité e arredores, desenvolvendo estratégias essenciais para abordar e combater a violência doméstica. Ao coletar estatísticas detalhadas sobre casos locais, o programa adapta seus serviços e divulga informações cruciais sobre os diversos tipos de violência, medidas preventivas, atualizações legislativas e os caminhos de acolhimento e encaminhamento sigilosos e protetivos para as vítimas.

Um dos principais focos de atuação está nas Escolas Municipais da região, incluindo distritos e povoados, onde são realizadas ações educativas e de conscientização. Além disso, o programa atua no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e no Fórum da Comarca de Conceição do Coité, onde análises de dados são realizadas para uma compreensão mais profunda do fenômeno da violência contra a mulher.

Recentemente, o programa organizou um evento importante nas escolas da região, contando com a participação dos alunos, acompanhados da professora Rayanne Mascarenhas, no Colégio Estadual José Ferreira de Oliveira, na Escola Municipal Antonio Nunes Filho e novamente no Colégio Estadual José Ferreira de Oliveira. Esses eventos visam educar e conscientizar estudantes sobre a importância da prevenção da violência contra a mulher, fornecendo informações relevantes e promovendo uma cultura de respeito e igualdade de gênero desde cedo.