Apresentação

A área de Urgência e Emergência é um importante componente da assistência à saúde e se estabelece como porta de entrada dos clientes no sistema, além de atender o excesso de demanda que não pode ser atendido pela estrutura disponível. Nos últimos anos, o crescimento da demanda por serviços nessa área vem ocorrendo devido a pandemia COVID-19, ao aumento do número de acidentes, da violência urbana e a insuficiente estruturação da rede assistencial. Isso tem contribuído decisivamente para a sobrecarga dos serviços de Urgência e Emergência disponibilizados para o atendimento da população e, frequentemente, o uso abusivo de recursos eleva os custos desnecessariamente e sobrecarrega a estrutura já disponível, atrasando o atendimento dos pacientes realmente necessitados.

Justificativa

O momento catastrófico o qual estamos vivendo na Saúde Pública em função da pandemia do covid-19, nos tem evidenciado a real necessidade de profissionais enfermeiros qualificados e bem preparados a atuarem nas linhas de frente nas Urgências e Emergências.

Objetivos

Desenvolver as competências necessárias (conhecimento, habilidade e atitudes) para o aperfeiçoamento profissional contínuo dos enfermeiros que atuam ou desejam atuar nas Unidades de Urgência e Emergência, promovendo a melhoria da assistência de enfermagem prestada ao paciente. O curso visa ainda fornecer o conteúdo teórico-prático para a administração de recursos humanos, físicos e materiais, no serviço de Emergência.

Duração e carga horária

O curso terá duração total de 24 meses e carga horária obrigatória de 360 horas, distribuída em aulas no formato presencial, atividades extraclasse e avaliações. O aluno terá 06 meses após a última aula para depositar o trabalho de conclusão do Curso sob a modalidade de artigo.

Público alvo

Destinado aos profissionais graduados e/ou pós-graduados em cursos da área de Enfermagem, que desejam um maior aprofundamento teórico e prático em nível de atendimento de Urgência e Emergência.

Metodologia

Cada disciplina possui no mínimo 2 encontros/aulas ao mês. Ao final de cada disciplina, como forma de conclusão do conteúdo produzido, é aplicada uma avaliação em consonância com a Resolução CNE/CES N° 01, de 06 de Abril de 2018.

As aulas trazem discussão de casos práticos. Para cada disciplina é escolhido um especialista que promoverá o debate e a troca de experiências entre os alunos.

O professor é orientado a utilizar as metodologias ativas com foco no aluno, utilizando diversas ferramentas para que o conhecimento seja desenvolvido a partir da resolução de problemas e discussão de casos, promovendo o debate e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica. Ensinar a resolver problemas não consiste somente em dotar os alunos de habilidades e estratégias eficazes, mas também, em criar neles o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta.

Para acompanhamento do curso, os alunos terão acesso ao conteúdo das aulas através do sistema acadêmico JACAD onde estarão disponíveis os materiais de leitura, roteiros de aula, bibliografia, textos e notícias importantes.

Matriz Curricular

DisciplinaC.H.
Gerenciamento em Unidades de Emergências18h
Emergências Cardiovasculares18h
Intervenção de Enfermagem em Emergências Pediátricas18h
Intervenção de Enfermagem em Urgência e Emergência Traumatica18h
Intervenção de Enfermagem em Emergências Cirúrgicas com Biossegurança e Controle de Infecção18h
Intervenção de Enfermagem em Emergências Obstétricas e Geniturinárias18h
Suporte Básico e Avançado da Vida18h
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbio Ventilatórios18h
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Infecção e Sepse18h
Gerenciamento de Enfermagem Aplicado á Terapia Intensiva18h
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente em Neurointensivismo18h
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Comprometimento do Aparelho Gastrointestinal18h
Sistematização da Assistência de Enfermagem no Nefrointensivismo18h
Monitorização Invasiva e Não Invasiva do Paciente Criticamente Enfermo18h
Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidro-Eletrolíticos e Metabólicos18h
Sistematização da Assistência de Enfermagem no Tratamento de Feridas e Grande Queimado18h
Cuidado de Enfermagem ao Paciente Transplantado18h
Estudo de Caso em Enfermagem em Emergência e UTI18h
Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo36h

Horário das aulas

As aulas ocorrerão uma vez por mês às sextas-feiras (14 às 22h) e sábados (8h às 18h).

Valor

Valor mensal do curso: 350,00