Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem a Enfermeira (o) Obstétrica (o) buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral à mulher, na gestação, parto, nascimento e puerpério, com base na Humanização e nas Evidências Científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.

Justificativa

A insuficiência de Enfermeiras (os) Obstétricas (os) na região justifica a importância do curso de especialização na área, promovendo o protagonismo da Enfermagem na organização e gestão dos processos de trabalho na obstetrícia e fortalecendo a mudança do modelo de atenção ao parto, com consequente redução das taxas de morbimortalidade materno, infantil e fetal através de uma assistência qualificada, baseada em Evidências Científicas sólidas.

O curso de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica oferecido pela FARESI oportunizará a diversos Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeira (o) Obstetra em diversos setores de Saúde, público ou privado.

Objetivos

Formar enfermeiros (as) especialistas em Obstetrícia e Ginecologia, com conhecimentos técnico-científico, habilidades, e atitudes para a assistência à mulher na gestação, trabalho de parto, parto e puerpério em diversos setores de saúde, desenvolvendo competências essenciais para o exercício básico da Obstetrícia, assim como no contexto social, epidemiológico e cultural dos cuidados maternos e ao recém-nascido; competências na prestação de cuidados durante o pré-natal, trabalho de parto e parto. Compreende também as competências para a prestação de cuidados as mulheres durante o período pós-parto e ao recémnascido; competências para a prestação de cuidados às mulheres em situação de abortamento.

O curso de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica objetiva também capacitar o Enfermeiro para organização, execução, supervisão e avaliação das ações assistenciais de Enfermagem na área ginecológica e obstétrica, no diagnóstico, planejamento, programação e orientação das atividades de Enfermagem nos setores ginecológicos e obstetrícia.

Duração e carga horária

O curso terá duração de 18 meses de aula e carga horária obrigatória de 360 horas, distribuída em aulas no formato presencial, atividades extraclasse e avaliações. O aluno terá 06 meses após a última aula para depositar o trabalho de conclusão do Curso sob a modalidade de artigo.

Público alvo

Profissionais com formação em enfermagem.

Metodologia

Planejado para duração de 18 meses de aula, o curso é dividido por disciplinas e a matriz curricular é composta por aulas no formato presencial. Cada disciplina possui no mínimo 2 encontros/aulas ao mês. Ao final de cada disciplina, como forma de conclusão do conteúdo produzido, é aplicada uma avaliação em consonância com a Resolução CNE/CES N° 01, de 06 de Abril de 2018. As aulas trazem discussão de questões atuais e polêmicas, sempre com a análise no contexto atual das práticas pedagógicas e educacionais. Para cada disciplina é escolhido um especialista que promove o debate e a troca de experiências entre os alunos.

O professor é orientado a utilizar as metodologias ativas com foco no aluno, utilizando diversas ferramentas para que o conhecimento seja desenvolvido a partir da resolução de problemas e discussão de casos, promovendo o debate e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica. Ensinar a resolver problemas não consiste somente em dotar os alunos de habilidades e estratégias eficazes, mas também, em criar neles o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta.

Para acompanhamento do curso, os alunos terão acesso ao conteúdo das aulas através do sistema acadêmico JACAD onde estarão disponíveis os materiais de leitura, roteiros de aula, bibliografia, textos e notícias importantes.

Matriz Curricular

DisciplinaC.H.
Gerenciamento e Liderança18h
Gestão de Riscos e Segurança do Paciente18h
Gestão da Qualidade em Saúde18h
Interpretação de Exames Laboratoriais18h
Políticas de Saúde Sexual e Reprodução no Brasil18h
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino18h
Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino18h
Fisiologia Obstétrica18h
Patológicas Obstétricas e Ginecológicas18h
Enfermagem Ginecológica18h
Pré-natal18h
Assistência de Enfermagem no Parto18h
Assistência de Enfermagem no Puerpério18h
Assistência de Enfermagem a Perinatologia18h
Cardiotocografia18h
Banco de leite e aleitamento materno18h
Estágio Supervisionado em Centro Obstétrico36h
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo)36h

Horário das aulas

As aulas ocorrerão uma vez por mês: sexta feira no período da tarde (14 às 18h) e noite (18:45 às 22:45h) e sábado no período da manhã (08 às 12h) e tarde (13 às 19h).

Valor

Valor mensal do curso: 350,00