Objetivos

A Pós-Graduação em Métodos e Práticas Educacionais na Área de Ensino, visa capacitar o futuro ou atual professor da educação profissional e superior para realizar um trabalho de maior qualidade, com conhecimento de teorias e discussões próprias do campo da Educação, trazendo-as para profissionais de formação em áreas consideradas muito distantes, ou incrementando e atualizando a formação de professores licenciados. A pós também irá capacitar o futuro ou atual professor para desenvolver projetos de pesquisa e extensão, uma vez que a universidade é composta pela tríade ensino-pesquisa-extensão e que estas duas frentes de atuação tem notável importância no Brasil atual.

Duração e carga horária

O curso terá duração total de 24 meses e carga horária obrigatória de 360 horas, distribuída em aulas no formato presencial, atividades extraclasse e avaliações. O aluno terá 06 meses após a última aula para depositar o trabalho de conclusão do Curso sob a modalidade de artigo.

Público alvo

Pedagogos, professores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais graduados que manifestem interesse de especialização na área de Métodos e práticas educacionais na área de ensino.

Metodologia

Cada disciplina possui no mínimo 2 encontros/aula ao mês. Ao final de cada disciplina, como forma de conclusão do conteúdo produzido, é aplicada uma avaliação em consonância com a Resolução CNE/CES Nº 01, de 06 de abril de 2018.

As aulas trazem discussão de questões atuais e polêmicas, sempre com a análise do contexto atual das práticas pedagógicas e educacionais. Para cada disciplina é escolhido um especialista que promoverá o debate e a troca de experiências entre os alunos.

O professor é orientado a utilizar as metodologias ativas com foco no aluno, utilizando diversas ferramentas para que o conhecimento seja desenvolvido a partir da resolução de problemas e discussão de casos, promovendo o debate e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica. Ensinar a resolver problemas não consiste somente em dotar os alunos de habilidades e estratégias eficazes, mas também, em criar neles o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta.

Para acompanhamento do curso, os alunos terão acesso ao conteúdo das aulas através dos Sistema JACAD, onde estarão disponíveis os materiais de leitura, roteiros de aula, bibliografia, textos e notícias importantes.

Matriz curricular

DisciplinaC.H.
Teorias da Educação Ativa18h
Fundamentos da Educação à Distância18h
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Salas de Aula Online18h
Psicologia da Aprendizagem18h
Recursos Gráficos e Mapas Conceituais e Mentais18h
Educação Híbrida18h
Tópicos avançados em Comunicação Oral18h
Linguagens Digitais e Tecnologias em Educação18h
Metodologias Ativas de Aprendizagem I18h
Planejamento de Ensino e Metodologias Ativas18h
Ambientes Simulados e Cultura Maker18h
Recursos e Mídias Audiovisuais na Aprendizagem18h
Metodologias Ativas e Inclusão18h
Metodologias Ativas de Aprendizagem II18h
Metodologias Ativas em Ambientes Corporativos18h
Design Thinking e Educação18h
Modelagem18h
Avaliação da Aprendizagem e Metodologias Ativas18h
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Produção Criativa)36h

Horário das aulas

As aulas ocorrerão uma vez por mês: sexta-feira no período da tarde (14 às 18h) e noite (18:45 às 22:45h) e sábado no período da manhã (08 às 12h) e tarde (13 às 19h).

Valor

Valor mensal do curso: 350,00