Apresentação

Fitoterapia é a ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas no tratamento de doenças. Outrora considerada uma medicina popular e alternativa, a fitoterapia hoje tem sido cada vez mais usada e reconhecida no meio científico, sobretudo devido a produtos com ação terapêutica comprovada cientificamente. O isolamento do princípio ativo das plantas e o estudo dos seus seus mecanismos farmacológicos é uma das prioridades da farmacologia. O nutricionista poderá adotar a fitoterapia para complementar a sua prescrição dietética mas a prescrição de medicamentos fitoterápicos, de produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais de fitoterápicos, como complemento de prescrição dietética, só é permitida ao nutricionista que seja portador do título de especialista em Fitoterapia. A prescrição desses produtos exige pleno conhecimento do assunto, cabendo ao nutricionista responsabilidade ética, civil e criminal quanto aos efeitos da sua prescrição na saúde do paciente, considerando as reações adversas, efeitos colaterais e interação com outras plantas, medicamentos e alimentos assim como os riscos da potencial toxicidade dos produtos prescritos.

Justificativa

A fitoterapia, conhecimento da medicina chinesa, dar suporte a prescrição nutricional para um atendimento clínico mais completo e abrangente. Essa especialização proporcionará aos nutricionistas maior segurança e melhores resultados nos atendimentos, contribuindo para melhor entendimento bioquímico sobre as diversas situações clínicas e também para a personalização da consulta, garantindo a fidelização do cliente. Além disso, contará ponto em provas de títulos caso o nutricionista deseje prestar concurso público.

Objetivos

Capacitar os nutricionistas para atuar de forma eficaz na prática em fitoterapia, preparando-os para a formulação e prescrição de fitoterápicos, na abordagem das patologias comuns a cada área de atuação.

Duração e carga horária

O curso terá duração de 18 meses de aula e carga horária obrigatória de 360 horas, distribuída em aulas no formato presencial, atividades extraclasse e avaliações. O aluno terá 06 meses após a última aula para depositar o trabalho de conclusão do Curso sob a modalidade de artigo.

Público alvo

Destinado aos profissionais graduados e/ou pós-graduados em cursos da área de Nutrição, que desejam um maior aprofundamento teórico e prático em nível de atendimento clínico ambulatorial na área de fitoterapia.

Metodologia

Planejado para duração de 18 meses de aula, o curso é dividido por disciplinas e a matriz curricular é composta por aulas no formato presencial. Cada disciplina possui no mínimo 2 encontros/aulas ao mês. Ao final de cada disciplina, como forma de conclusão do conteúdo produzido, é aplicada uma avaliação em consonância com a Resolução CNE/CES N° 01, de 06 de Abril de 2018.

As aulas trazem discussão de casos práticos. Para cada disciplina é escolhido um especialista que promove o debate e a troca de experiências entre os alunos.

O professor é orientado a utilizar as metodologias ativas com foco no aluno, utilizando diversas ferramentas para que o conhecimento seja desenvolvido a partir da resolução de problemas e discussão de casos, promovendo o debate e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica. Ensinar a resolver problemas não consiste somente em dotar os alunos de habilidades e estratégias eficazes, mas também, em criar neles o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta.

Para acompanhamento do curso, os alunos terão acesso ao conteúdo das aulas através do sistema acadêmico JACAD onde estarão disponíveis os materiais de leitura, roteiros de aula, bibliografia, textos e notícias importantes.

Matriz Curricular

DISCIPLINAC.H.
MÓDULO I – Introdução a Fitoterapia60h
Conceitos Básicos em Fitoterapia
Legislação em fitoterapia
Prescrição e formas de apresentação dos fitoterápicos.
20h
Farmacologia e Interações medicamentosas
Utilização de fitoterápicos na saúde pública.
20h
Fitoterapia Contemporânea – Introdução a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Adaptogênicos
20h
MÓDULO II – Pesquisa40h
Bioética20h
Metodologia da Pesquisa20h
MÓDULO III – Prática Clínica220h
Doenças gastrointestinais e disbiose – Fitoterápicos Utilizados nas patologias do sistema digestório.20h
Fitoterápicos Utilizados nas patologias do sistema nervoso/ saúde mental.20h
Fitoterápicos Utilizados nas patologias do sistema metabólico.20h
Fitoterápicos Utilizados nas patologias do sistema hormonal.20h
Fitoterápicos Utilizados nas patologias do sistema cardiovascular.20h
Fitoterápicos na Carcinogênese (antioxidantes).20h
Fitoterápicos Utilizados nas patologias do sistema genitourinário.20h
Inflamação, doenças auto-imunes e alergias – Patologias e Fitoterápicos Utilizados.20h
Fitoterápicos e estética: promotores de saciedade, termogênicos, compulsão por doces, retenção de líquidos, envelhecimento.20h
Fitoterápicos Utilizados nas patologias do sistema respiratório.20h
Fitoterápicos com ação Desintoxicante (depuração hepática).20h
AVALIAÇÃO FINAL: ELABORAÇÃO DO TCC E SUBMISSÃO A BANCA40h

Horário das aulas

As aulas ocorrerão uma vez por mês: sexta feira no período da tarde (14h às 18h) e noite (18:45h às 22:45h) e sábado no período da manhã (08h às 12h) e tarde (13h às 19h).

Valor

Valor mensal do curso: 350,00