Apresentação

O curso de Tecnologia Cervejeira tem o compromisso de formar um profissional com aspectos empreendedor, tecnológico e inovador, voltado para a implantação, gerenciamento e produção de cervejas, permitindo um aumento de diversidade e busca por qualidade, impulsionando os negócios do setor cervejeiro. Atualmente, tem se buscado alternativas para garantir o crescimento das cervejarias e microcervejarias em todo Brasil, assim como no estado da Bahia. Desde outubro de 2020, o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) vem atuando como articulador das demandas do setor de microcervejarias, que faz parte de um dos Núcleos Setoriais mantidos pela entidade. Os Núcleos Setoriais de segmentos empresariais procuram mobilizar empresas e organizar pautas setoriais com a formação de grupos de trabalho formados por empresas de um mesmo segmento e com interesses em comum.

Justificativa

Os desafios da contemporaneidade exigem dos agentes envolvidos com a Tecnologia Cervejeira, a capacidade de articular uma ação especializada neste setor, com os processos mais amplos dentro de uma cervejaria, seja ela de grande porte ou uma microcervejaria. A partir disso, faz-se necessário refletir acerca da organização e dinâmica dos espaços cervejeiros nas dimensões cientificas, tecnológicas, organizacionais e de gestão. Neste contexto, é necessário proporcionar a formação de um profissional, para atuar no cotidiano da cervejaria, gerindo a dinâmica do processo e sendo o propulsor de projetos que melhorem e transformem a realidade do setor.

Em consonância com a missão e os objetivos legais definidos para as pós- graduações latu sensu, essa formação contribuirá para a atualização e o desenvolvimento de práticas com base em novos conhecimentos, habilidades e competências direcionadas para diferentes experiências no universo do trabalho em cervejarias. Trata-se de promover uma forma eficaz, sólida e estimulante, de atuação na ATC, até então desprovida de formação sistemática de profissionais para esse campo no Brasil, em especial, no estado da Bahia.

Objetivos

Habilitar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu para atuar na Área de Tecnologia Cervejeira (ATC), nas esferas das cervejarias ou microcervejarias, afim de empreender, solucionar problemas e gerir estas indústrias, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de novos processos cervejeiros.

Duração e carga horária

O curso terá duração de 18 meses de aula e carga horária obrigatória de 360 horas, distribuída em aulas no formato presencial, atividades extraclasse e avaliações. O aluno terá 06 meses após a última aula para depositar o trabalho de conclusão do Curso sob a modalidade de artigo.

Público alvo

O curso é destinado a qualquer profissional, especialmente os da área tecnológica, portadores de diploma de curso de graduação em nível superior.

Metodologia

Planejado para duração de 18 meses de aula, o curso é dividido por disciplinas e a matriz curricular é composta por aulas no formato presencial. Cada disciplina possui no mínimo 2 encontros/aulas ao mês. Ao final de cada disciplina, como forma de conclusão do conteúdo produzido, é aplicada uma avaliação em consonância com a Resolução CNE/CES N° 01, de 06 de Abril de 2018.
As aulas trazem discussão de questões atuais e polêmicas, sempre com a análise no contexto atual das práticas pedagógicas e educacionais. Para cada disciplina é escolhido um especialista que promove o debate e a troca de experiências entre os alunos.

O professor é orientado a utilizar as metodologias ativas com foco no aluno, utilizando diversas ferramentas para que o conhecimento seja desenvolvido a partir da resolução de problemas e discussão de casos, promovendo o debate e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica. Ensinar a resolver problemas não consiste somente em dotar os alunos de habilidades e estratégias eficazes, mas também, em criar neles o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta.

Para acompanhamento do curso, os alunos terão acesso ao conteúdo das aulas através do sistema acadêmico JACAD onde estarão disponíveis os materiais de leitura, roteiros de aula, bibliografia, textos e notícias importantes.

Matriz Curricular

DisciplinaC.H.
Introdução ao Universo Cervejeiro18h
Matérias Primas Cervejeiras18h
O Processo Cervejeiro18h
Gestão Da Produção18h
Gestão De Projetos E Eventos18h
Biossegurança18h
Processos De Envase E Armazenamento Cervejeiro18h
Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em Indústrias Cervejeiras18h
Análise Sensorial de Cervejas18h
Microbiologia Básica18h
Laboratório Cervejeiro18h
Tecnologias Limpas E Tratamento De Resíduos18h
Tratamentos Finais e Envase da Cerveja36h
Prática com visitas as Microcervejarias e Cervejarias da Região36h
Introdução a Gestão Organizacional da Cervejaria18h
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento para a Indústria de Cerveja18h
Marketing de Cervejas18h
Trabalho de conclusão de Curso – Artigo36h

Horário das aulas

As aulas ocorrerão uma vez por mês: sexta feira no período da tarde (14 às 18h) e noite (18:45 às 22:45h) e sábado no período da manhã (08 às 12h) e tarde (13 às 19h).

Valor

Valor mensal do curso: 350,00