APRESENTAÇÃO

A epidemiologia se constitui atualmente como principal ciência da informação em saúde, assim traz grandes contribuições para o desenvolvimento de políticas e estratégias de prevenção e controle de doenças e agravos de relevância para os sistemas de saúde. Como disciplina é um pilar essencial à saúde pública pois fundamenta-se no raciocínio causal possibilitando compreender processos de adoecimento no âmbito populacional em um determinado espaço territorial. Nos serviços de saúde a epidemiologia é incorporada à necessidade crescente de geração de novas informações que irão dar suporte a discussão e construção de políticas públicas de saúde e de definição de estratégias de prevenção, controle de doenças e agravos e a promoção da saúde.

Este Projeto de Extensão objetiva o diálogo entre os serviços de saúde e os discentes da disciplina Epidemiologia da Faculdade da Região Sisaleira (FARESI) de modo que dinamize a reflexão sobre temas de interesse à saúde pública, através de observações no campo, análises e debates sobre assuntos relacionados à prevenção e à promoção da saúde, tendo como foco temas e problemas que afligem a sociedade local e regional.

Assim, buscar-se-á conhecer o comportamento de doença e agravos importantes, oportunizando a análise e interpretação dos dados, o acompanhamento e realização de ações de prevenção e controle apropriadas além de divulgação de informações pertinentes à saúde.

Entende-se que toda a população poderá ser beneficiada por este projeto, bem como, os estudantes dos cursos da área da saúde, que estarão envolvidos nos eventos relacionados à epidemiologia de doenças e agravos de relevância epidemiológica. Para tanto, os mesmos, farão revisão da literatura para contextualização da situação epidemiológica das doenças/agravos selecionados. A fonte de dados serão os Sistemas de Informação em Saúde pertinentes e com informações do nível local disponíveis, seja ele informatizado ou não. A coleta e posterior análise dos dados será realizada pelos alunos, com supervisão dos docentes da disciplina. A etapa posterior será a construção de Informes Epidemiológicos para cada um dos agravos/doenças trabalhados – incluindo recomendações de ações de intervenção para prevenção e controle – a ser entregue para as Unidades Municipais.

Os resultados serão apresentados, discutidos e disponibilizados, para o conhecimento da população e dos profissionais de saúde que trabalham nos diferentes estabelecimentos de Saúde, ligados à Secretaria Municipal de Saúde.

Tal projeto permitirá o entendimento da problemática em saúde mediante o uso do método epidemiológico cientifico associado à inserção acadêmica nos diversos cenários epidemiológicos e social da comunidade coiteense através das ações extensionistas como os seminários de reflexão e discussão acerca das realidades epidemiológicas de doenças e agravos no município, assim como ações de prevenção e promoção da saúde. Tais ações serão produtos da aplicabilidade do conhecimento cientifico à realidade social, promovendo a construção de estratégias de intervenção e a transformação da sociedade, que transcendem à mera divulgação do conhecimento científico produzido no meio acadêmico.

OBJETIVO GERAL

Promover espaço de reflexão e análise crítica de informações relevantes e qualificadas acerca da situação epidemiológica do município de Conceição do Coité.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fomentar o pensamento crítico-reflexivo sobre o impacto do trabalho de notificação no nível local para a robustez dos Sistemas de Informação em Saúde.
  • Instrumentalizar os acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição para a análise de dados de saúde e para a elaboração de informativos sobre a situação de saúde do território.
  • Contribuir para a vigilância em saúde no município de Conceição do Coité.
  • Divulgar os resultados para a população local e profissionais responsáveis.

JUSTIFICATIVA

A epidemiologia se constitui atualmente na principal ciência da informação em saúde, assim traz grandes contribuições para o desenvolvimento de políticas e estratégias de prevenção e controle de doenças e agravos de relevância para os sistemas de saúde. Como disciplina é essencial à saúde pública pois fundamenta-se no raciocínio causal possibilitando compreender processos de adoecimento no âmbito populacional em um determinado espaço territorial. Nos serviços de saúde a epidemiologia é incorporada à necessidade crescente de oferecer novas informações que irão dar suporte a discussão e construção de políticas públicas de saúde e de definição de estratégias de prevenção, controle de doenças e agravos e a promoção da saúde.

O Brasil vem passando, nas últimas décadas, por processos acelerados de transições demográficas e epidemiológicas, por este motivo o ensino da epidemiologia tornou-se ferramenta elementar aos cursos da área de saúde para que assim a formação dos profissionais os prepare para um cenário com mudanças políticas e sociais capazes de interferir no campo da saúde. Uma vez que, alterações nos perfis de adoecimento da população e a intensificação das desigualdades sociais impõem desafios aos futuros profissionais, que necessitarão atuar de maneira efetiva e eficaz, quanto às ações de prevenção e controle, de diagnóstico e tratamento das doenças e de promoção da saúde.

Nos serviços de saúde a epidemiologia é incorporada à necessidade crescente de geração de novas informações epidemiológicas que irão dar suporte a discussão e construção de políticas públicas de saúde e de definição de estratégias de prevenção, controle de doenças e agravos e a promoção da saúde.