ARTIGO – VERA CABRAL
ABMES Blog – 26/03/20

Enquanto todo o mundo toma medidas para conter o avanço do COVID-19, instituições de ensino estão fechando salas de aula e movendo suas atividades para a esfera remota. Mas ensinar e aprender de casa é uma mudança drástica para boa parte dos estudantes e educadores. Como garantir que professores e alunos estejam engajados e progredindo? Na Microsoft, considerando nossa prioridade com a saúde e a segurança de funcionários, clientes, parceiros e comunidades, nosso objetivo é facilitar a transição para o modelo a distância que se impõe.

A disponibilização do Microsoft Teams, para o maior número possível de instituições e pessoas, concretiza, em boa parte, esse objetivo. Além de funcionar como ferramenta para o trabalho remoto, sua versão educacional cria a possibilidade de que os professores trabalhem com seus alunos de uma forma bem mais próxima ao que fazem em seus cursos presenciais. Diferente de um LMS, que tradicionalmente suporta a educação a distância, o trabalho via Teams não exige mudança essencial na linguagem e recursos adotados pelos professores. Permite que ele trabalhe com a classe, que tenha aulas presencias, que podem também ser gravadas e assistidas, pelos componentes daquela classe, de forma assíncrona.