RELATÓRIO OCDE
Estadão – 08/09/20

O relatório mais recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reforça o impacto que a educação superior pode ter na renda de uma pessoa e diz que isso pode gerar aumento do desemprego para os jovens menos qualificados. O documento foi publicado nesta terça-feira, 8, e aponta um abismo social no mercado de trabalho quando se tem ou não um diploma universitário. “No Brasil, em 2015, pessoas de 25 a 64 anos com diploma de ensino superior com renda de emprego em tempo integral ganhavam 144% a mais do que trabalhadores em tempo integral, com apenas ensino médio concluído, em comparação com 54% em média em todos os países da OCDE”, afirmou no documento, evidenciando uma enorme desigualdade social.

“Os jovens podem enfrentar barreiras para entrar no mercado de trabalho durante a transição quando saem da escola, mas um maior nível de escolaridade aumenta a probabilidade de estarem empregados e isso está associado a rendas mais altas”, continua a organização.